Plano Diretor de Turismo: Mongaguá realizada Oficina de Planejamento Participativo

dsc_0259

A cidade de Mongaguá está elaborando o Plano Diretor de Turismo – PDTur, considerando o horizonte de planejamento de dez anos, incorporando toda a área do município e sua inserção regional. Na próxima quarta-feira (9), será realizada a Oficina Pública de Planejamento Participativo, às 18 horas, no auditório da EMEF Sirana (Avenida Marina, 1.307, Centro). Trata-se de uma das etapas da elaboração do PDTur.

O principal objetivo do evento é objetivo proporcionar o envolvimento da comunidade e da iniciativa popular no planejamento do turismo do município, na interpretação da leitura da cidade e na identificação de necessidades e prioridades. “É um evento aberto ao empresariado, lojistas e a população em geral,” frisa o arquiteto da prefeitura, Ricardo dos Santos Ferreira.

Durante a oficina também serão realizados questionamentos sobre o turismo de modo geral e o turismo do município para identificar a opinião dos munícipes e posteriormente a construção de uma análise aprofundada para direcionar ações de planejamento turístico do município.

Plano Diretor – O propósito do PDTur é apontar diretrizes para a promoção do desenvolvimento social e econômico do turismo em Mongaguá, ampliando o desempenho de suas atividades com ações que fomentem o mercado e o fluxo turístico por sua multiplicidade de atrativos advindos dos negócios, eventos, entretenimento, gastronomia, esportes, lazer e cultura.

O turismo é uma atividade polissêmica que envolve relações desenvolvidas em um determinado espaço, o qual é composto por uma paisagem aliada a processos e atributos diferenciados do cotidiano do turista, em um determinado período de tempo, amparada por uma série de recursos estruturais, econômicos e sociais.