8ª Procissão de Iemanjá de Mongaguá acontece nesta 5ª

Foto: Toninho Izar

Celebrando o Dia de Iemanjá (02/02) no calendário do Candomblé, a Casa de Cultura Afro-Brasileira Ile Axé Efon Odé Oju Okan, promove nesta quinta-feira a VIII Procissão de Iemanjá de Mongaguá. A partir das 17 horas, os religiosos partirão em veículos da sede da entidade (Rua Dom Pedro I, 1976, no Itaguaí) com destino ao monumento da Rainha do Mar, que fica na região da Plataforma de Pesca, em Agenor de Campos.

A iniciativa, que tem o apoio da prefeitura, é realizada em diversas praias do Litoral, reunindo milhares de adeptos e simpatizantes da cultura. Sempre vestidos de branco, os devotos aproveitam os festejos para fortalecerem a fé e reverenciarem Iemanjá, além de depositarem oferendas no mar, simbolizando agradecimentos e pedidos de boa sorte. Ainda na praia, serão realizados ritos religiosos e canções típicas.

“A Procissão de Mongaguá já se tornou tradicional e está entre as maiores mobilizações do gênero no Estado de São Paulo. Para este ano, pelo fato da data ter caído no meio de semana, estão sendo esperados cerca de 30 veículos, com participação de religiosos de toda a região”, prevê o babalorixá Sérgio D’ Odé, ministro religioso e organizador do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3506-2095.