Grupo de atores de Mongaguá tem projeto aprovado no ProAC

Fotos: Cazuá Cia. de Teatro

Os integrantes da Cazuá Cia. de Teatro, de Mongaguá, estão radiantes. Isso porque o grupo teve seu projeto ‘Além Mar’ aprovado e contemplado no edital Primeiras Obras Teatrais do Programa de Ação Cultural – ProAC, do Governo do Estado, e promoverá teatro na cidade, estreando em abril uma série de dez apresentações gratuitas para a população.

A cia. é um núcleo de estudos cênicos que oferece oficinas de interpretação gratuitas aos jovens de Mongaguá e região. Além do teatro, os participantes iniciam estudos cinematográficos com gravações de videobooks e curtas-metragens, expandindo seus horizontes artísticos por meio do conhecimento de novas linguagens.

“A intenção é incentivar a prática teatral e aproximá-la da população, fortalecendo o teatro profissional na cidade. Não contamos com financiamento público ou privado, mas dispomos de uma importante parceria com a prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, que nos cede o Centro Cultural para as aulas”, comenta o diretor e fundador da Cazuá, Andress Correa.

Segundo ele, que também é ator, a cia. concorreu com mais de 400 novos grupos e coletivos artísticos de todo o Estado. “A Cazuá é mais uma chama de esperança do teatro profissional que foi acesa na cidade. Temos jovens talentosos e comprometidos com o estudo cênico, que valorizam o processo intenso de pesquisa ao qual nos submetemos semanalmente.”

O projeto Além Mar, explica Correa, é fruto de um ideal coletivo, concebido especialmente para os jovens atores que integram a cia.. “É a primeira vez que a cidade recebe um projeto deste quilate através de um grupo recém-formado. Só temos que agradecer à equipe da Diretoria de Cultura, que desde o início acreditou na iniciativa.”

Todo o processo de montagem dos integrantes da Cazuá está sendo registrado para a produção de um documentário que, posteriormente, será exibido em Mongaguá. Para conhecer mais sobre a Cazuá Cia. de Teatro acesse as redes sociais: facebook.com/cazuateatro ou youtube.com/cazuateatro.