Educadores da cidade conhecem as diretrizes da edição 2017 do projeto Jornal Escola Comunidade, do jornal A Tribuna

Foto: Arquivo EMEF Itaguaí

Gestores de ensino do município estiveram em Santos quarta-feira (15), na sede do jornal A Tribuna, para conhecerem as diretrizes da edição deste ano do projeto Jornal Escola Comunidade (JEC) e darem início às atividades. A ideia é fomentar a prática de leitura, interpretação e criatividade entre crianças e jovens, com atividades prazerosas de manuseio de jornal impresso, sendo mais uma estratégia didática disponível ao trabalho pedagógico.

Segundo o vice-diretor da EMEF Itaguaí, Emílio Fernando Jardim, as ações estão diretamente atreladas à formação de cidadãos críticos e consciente de sua realidade. Cada escola recebe diariamente um exemplar do jornal e acesso ao conteúdo digital. “O acesso digital é bom porque viabiliza a visualização da versão impressa e a possibilidade de imprimir e reproduzir reportagens em sala de aula ou com o uso de data-show.”

Pelo projeto, as atividades das escolas mais relevantes tornam-se pauta de notícia do jornal, que circula por toda a Baixada Santista. “É mais um incentivo para a garotada promover suas ideias e colocarem em prática. Sugestões são direcionadas, mas as escolas têm autonomia para desenvolverem os assuntos de acordo com o planejamento anual de ensino da própria escola”, comentou o diretor.

Ainda conforme Jardim, ações e passeios culturais serão realizados durante todo o ano letivo, como forma de premiar e valorizar o trabalho dos docentes envolvidos na tarefa. “A Prefeitura de Mongaguá é incentivadora da iniciativa. Em 2013 renovou a parceria e, desde então, a participação das escolas da cidade tem sido muito efetiva e positiva.”

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo