Novas ambulâncias chegam para modernizar o atendimento do SAMU de Mongaguá

A Prefeitura de Mongaguá está recebendo três novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que serão incorporadas às ações de salvamento de vidas. O programa é uma parceria com o Governo Federal, cuja base regional fica em Itanhaém, responsável pela triagem e acionamento dos veículos.
Segundo a diretora de Saúde, Rivanilce de Souza Oliveira, os novos veículos vão substituir as ambulâncias mais antigas, que passarão por manutenção e ficarão à disposição da Administração. “No total, serão cinco ambulâncias de Suporte Básico (UBS) e uma UTI. Duas UBSs ficarão como veículos reservas e estamos estudando a possibilidade de que um dos veículos mais antigos seja incorporado à frota municipal, claro, após autorização do Ministério da Saúde.”
Os serviços do SAMU 192 de Mongaguá têm um investimento superior a R$ 2,8 milhões anuais, e a prefeitura é responsável por mais de 50% do investimento.
SAMU, quando chamar – Esse vital serviço acionado via telefone 192 realiza o atendimento de urgência e emergência, por intermédio de ambulâncias, em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.
A equipe reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O programa SAMU tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência e, com isso, está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
Além das ambulâncias, o SAMU também conta com UTIs móveis e motolâncias para atendimentos. Também fazem parte da frota veículos de transportes equipados para suporte básico, para casos simples e intervenções rápidas.