Procon Mongaguá esclarece dúvidas sobre tarifas bancárias

Foto: Raul Izar

 

Você já parou para se perguntar sobre as tarifas bancárias que todos os meses são debitadas da sua conta? Pois bem, o Procon Mongaguá esclarece como funciona a cobrança e como o consumidor pode lidar com as opções do serviço.

 

“Os produtos e serviços oferecidos pelos bancos possuem tarifas. Esses benefícios podem ser cobrados dos correntistas em forma de um pacote, que é debitado mensalmente, tendo os seus valores variados conforme a gama de serviços contratados”, afirma Renata Tamagnini, coordenadora da unidade do Procon de Mongaguá.

 

Para Renata, é importante que o consumidor tenha ciência dos serviços bancários que ele utiliza mensalmente. Entre o leque de opções, os mais comuns são saques, depósitos, consultas de saldos e extratos. “Conhecendo o que realmente lhe interessa, o cliente pode se informar adequadamente no banco sobre qual pacote atende melhor às suas necessidades”, ressalta Renata.

 

Outra informação importante, que muitas vezes os correntistas desconhecem, é que não é obrigatório contratar um pacote de serviços. Ou seja, o cliente pode optar por utilizar serviços e tarifas individuais.

 

O Procon Mongaguá funciona no 3º andar do Espaço Cidadão (Avenida São Paulo, 1.580, Centro), de segunda a sexta-feira, das 13 às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3507-4634.

Confira abaixo mais informações sobre tarifas bancárias contidas na cartilha de Educação Financeira do Procon:

 

  •         A opção pela utilização de serviços e tarifas avulsas ou por pacotes oferecidos pelo banco deve estar no contrato de abertura de conta de depósitos.

 

  •         Se você optar por contratar um pacote de serviços, o banco é obrigado a lhe apresentar um contrato específico para isso.

 

  •         Os bancos são obrigados a oferecer quatro pacotes padronizados de serviços prioritários. Dessa forma, você terá condições de comparar os preços dos serviços avulsos com os preços dos pacotes padronizados, em diferentes bancos.

 

  •         Os bancos são obrigados a disponibilizar informações sobre o pacote de serviços contratados e esclarecimentos sobre a existência de outros pacotes disponíveis para contratação.

 

Existem serviços pelos quais os bancos não podem cobrar, ou seja, são gratuitos. Por isso, pode ser uma boa opção movimentar a conta utilizando somente os serviços gratuitos e pagando, quando necessários, uma ou outra tarifa avulsa.

Confira a seguir:

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo