A Nossa Loja: o mais novo espaço de valorização do artesanato puro de Mongaguá

Fotos: Ronie Melo

Turistas e moradores de Mongaguá ganharam esta semana mais um ambiente de confecção de trabalhos artesanais puros: A Nossa Loja, estabelecimento criado por nove artesãs do município, que se reuniram e decidiram garantir um lugarzinho próprio no mercado local para mostrar e comercializar seus produtos.

“É uma forma de enaltecermos o artesanato da cidade e valorizarmos o nosso trabalho, que é feito com muito carinho e dedicação”, comentou Maria Cleusa Moura Teles, uma das artesãs, lembrando que a atividade sempre foi forte em Mongaguá, ganhando ainda mais destaque nos últimos tempos. “Tornou-se atração turística.”

De acordo com Cleusa, no espaço podem ser encontrados trabalhos em crochê, tricô, bordados, bonecas de pano, colchas, madeiras e pintura em tela. “Recebemos encomendas de roupas e peças diversas. E também promoveremos cursos artesanais, sendo que primeiros cursos serão os de pintura em tela e bonecas de pano.”

A Nossa Loja funciona das 9 às 18 horas, na Avenida Marina, 690, no Centro. O telefone para contato provisoriamente será o celular (13) 98148-9224 (Helena), que dispõe do aplicativo whatsapp.

Cultura – O trabalho artesanal sempre foi presente em Mongaguá. Tanto é que ao longo dos anos foram construídas três feiras de artes: no Centro, Vera Cruz e Agenor de Campos, garantindo espaço para que os moradores que atuam nessa atividade pudessem exibir à comunidade e aos turistas as peças que produzem.

“A prefeitura mantém sintonia com esses verdadeiros profissionais, pois é um orgulho para a cidade poder valorizar esse trabalho, que mantém sólida essa atividade, que apesar do tempo e das tecnologias permanece viva, enriquecendo a cultura de Mongaguá”, observou o diretor de Cultura, José Ricardo Pettine.

 

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo