Diploma marca uma nova etapa para 60 mongaguaenses capacitados pelo Via Rápida Emprego

Fotos: Rafael Correia

Em uma cerimônia descontraída, os 60 formandos do programa Via Rápida Emprego em Mongaguá receberam nesta quinta-feira (27) os certificados de conclusão de curso. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Raul Cortez e contou com a presença de autoridades e familiares.

Os novos profissionais poderão atuar nas funções de garçom, bartender e camareira, certificados pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), e responsável pela formação técnica.

A coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada do CPS, Clara Magalhães, afirmou que o sucesso do curso pode ser creditado à parceria entre a prefeitura e a SDECTI, e também ao empenho dos educadores e à vontade de aprender dos alunos.

“Estes cursos vieram para Mongaguá porque a cidade possui gestores que entendem que a força do seu povo está na qualidade profissional. A capacitação tem que ir onde o povo está. E o povo está aqui. E se o povo quer aprender, cabe a nós cumprirmos a missão de capacitar”, disse a executiva.

O chefe de Gabinete da SDECTI, Maurício Juvenal, ressaltou que o Via Rápida é o principal programa da secretaria e que o prefeito Prof. Artur Parada Prócida e o vice, Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça, sempre foram entusiastas da ideia, pois sabem que a formação das pessoas contribui para o desenvolvimento da cidade.

“A prefeitura acredita no potencial das pessoas, por isso, sempre nos cobra e nos auxilia em iniciativas como esta, que promove a capacitação das pessoas. Vocês estando empregados ajudam Mongaguá a crescer ainda mais, tornando-a uma cidade cada vez melhor para todos”, disse.

O vice-prefeito Márcio Cabeça agradeceu o apoio que Maurício Juvenal tem dedicado à cidade, mencionando, dentre outras conquistas, as carretas do Via Rápida, que estão em Mongaguá pelo segundo ano consecutivo. “É um parceiro nosso, um amigo da cidade. Aliás, não só amigo, mas também morador.”

Para ele, é gratificante observar formados do Via Rápida trabalhando na área. “Que vocês tenham esta mesma oportunidade, buscando seu sustento e de sua família com dignidade. Trabalhamos para buscar tudo o que há de bom para o município, para melhorarmos cada vez mais a qualidade de vida da nossa gente.”

Por fim, o vice-prefeito enalteceu a dedicação empenhada por todos os envolvidos, instrutores, alunos e servidores. “Hoje, vocês (alunos) estão preparados para o mercado de trabalho. E merecem, pois se esforçaram, deixando de lado os afazeres para se capacitarem. Espero, de coração, que a recompensa venha logo.”

E emendou: “continuem assim: acreditem no potencial de vocês. Enxerguem um futuro promissor para si mesmos. Acreditem também na cidade, que está cada dia melhor e a tendência é que fique ainda mais. E parabéns também às famílias, que certamente lhes deram o apoio necessário”.

Deizo de Souza, coordenador do Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da SDECTI, encerrou as menções da noite parabenizando os alunos pela formação, sobretudo aqueles que retornaram a sala de aula após anos afastados, e afirmou categoricamente que a população de Mongaguá se diferencia.

“Já presenciei várias formaturas como esta, mas o povo daqui é mais avivado. Acho que muito disso vem do calor da sala de aula. Quando nos formamos, nos tornamos pessoas ainda melhores. Levem consigo não apenas a formação, mas, sobretudo, a esperança, pois sem esperança não somos nada. Sucesso!”, finalizou.

Qualificação – O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, por meio da SDECTI, que oferta cursos básicos de qualificação profissional. Segundo Maurício Juvenal, cerca de 110 mil pessoas já foram capacitadas no Estado, sendo que as carretas já visitaram aproximadamente 89% do total de cidades.