Escolas de Mongaguá celebram o Dia Nacional da Matemática

Fotos: Ronie Melo e Diretorias das Escolas

Muita gente considera a Matemática uma disciplina difícil de aprender. Mas se ela for trabalhada nas escolas de uma forma mais dinâmica e criativa, certamente ganhará cada vez mais adeptos. Com esse conceito, os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Mongaguá participaram ao longo desta semana de uma série de atividades, que culminou na exposição dos trabalhos nesta sexta-feira (5). A programação exaltou o Dia Nacional da Matemática, celebrado dia 6 de maio.

Na EMEF Tonico Silva, por exemplo, os alunos desempenharam tarefas com tangram e parlendas, participaram de jogos matemáticos e se envolveram no mundo das figuras geométricas. Já na Creche Pequeno Polegar, os pequenos desenvolveram atividades com folhas de E.V.A. em diversas planificações, trabalharam a contagem por meio da reciclagem e criaram desenhos explorando medidas e lateralidade, altura, peso, maior, menor, além da multidisciplinaridade com ciências do corpo humano.

“Além de cumprirem as metas estabelecidas na grade curricular da matéria, os nossos professores são importantes incentivadores do aprendizado da Matemática, ciência que carregamos ao longo da vida, pois a empregamos em quase tudo que desempenhamos. Os educadores são estimulados a buscarem sempre novas formas de abordagem, mais divertidas e persuasivas”, comenta a coordenadora de Matemática do Departamento Municipal de Educação, Zuleica Pereira Costa.

OBMEP – Ainda de acordo com a educadora, os trabalhos envolvendo a ciência dos números geram importantes resultados ano após ano, constatados não apenas nas avaliações de ensino, como na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), competição da qual Mongaguá participa anualmente, sempre ampliando a quantidade de estudantes interessados e aumentando as premiações angariadas.

Data – Dia Nacional da Matemática foi instituído em 2004 e é comemorado em 6 de maio, data que homenageia Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan (1895-1974), notável matemático, escritor e educador brasileiro. A data procura incentivar o aprendizado da Matemática a partir da promoção de atividades educativas e culturais alusivas, buscando divulgá-la como área de conhecimento e derrubar o mito de que aprendê-la é difícil e um privilégio para poucos.