Exemplo de superação, mongaguaense participa de campeonatos nacionais para amputados

Fotos: Divulgação

O Campeonato Paulista de Vôlei Sentado conta a presença de um mongaguaense. Trata-se de Joel de Souza, conhecido como Tuca, servidor público municipal de 45 anos que defenderá a camisa do Audax/Osasco contra o Barueri, neste sábado (13), às 9 horas. A partida será realizada no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, na casa do adversário.

As disputas do vôlei sentado são idênticas ao do vôlei normal, exceto o tamanho da quadra, que é reduzido. Os jogos são realizados em melhor de cinco sets com 25 pontos nos quatro primeiros e 15 no último.

Tuca, que joga vôlei paralímpico há dois anos no Audax, foi vice-campeão da Copa Sudeste de 2016 e campeão da Copa do Brasil (série B) em 2015. “Este ano, temos a expectativa de que faremos um bom campeonato e estamos preparados para enfrentar as principais equipes do Estado, como Sesi, Paineiras e Barueri.”

O campeonato conta com oito times, um deles feminino: o Sesi, que é base da seleção brasileira e se mantém ativo disputando jogos contra os homens. As outras equipes são: ACSP, GRB, Audax/Osasco e São José Athlon, no grupo A, e Paineiras/Morumbi, Sesi Masculino e Osasco, que se juntam ao Sesi Feminino, no grupo B.

Futebol – O para-atleta também vai participar do Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados, no próximo semestre. “Treino há quatro anos e fui convocado duas vezes para a Seleção Brasileira, mas não pude atender à convocação”, destaca.

Superação – Diante de uma vida como atleta, há quase cinco anos e meio Tuca sofreu um acidente de moto que resultou na amputação de uma de suas pernas. “Não me deixei abater. Cerca de quatro meses depois do acidente, iniciei os trabalhos de fisioterapia e fortalecimento dos músculos. Com um ano, mesmo sem prótese, comecei a fazer musculação com a ajuda de amigos”, ressalta.

O mongaguaense também chegou a praticar canoagem por três anos.

Confira os jogos desta primeira rodada:

9h – CPSP x São José Athlon

10h – Sesi feminino x Sesi Masculino