Nesta 6ª-feira, Olimpíada de Astronomia terá participação de mais de mil estudantes do município

Foto: Toninho Izar

Um total de 1.092 alunos de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino de Mongaguá participam nesta sexta-feira (19) da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o evento tem o objetivo incentivar o interesse pelo estudo da astronomia. No período da manhã, a prova será aplicada a partir das 7h30. Já no período da tarde, às 16 horas.

“A cada ano, nossos estudantes desenvolvem mais interesse pela astronomia e a olimpíada acaba servindo de motivação para que eles busquem o conhecimento sobre essa matéria, o que reflete em melhores notas e posições cada vez mais altas no ranking geral da competição”, comenta o coordenador de Área de Ciências do Departamento de Educação, Lúcio de Castro, lembrando que Mongaguá sempre registra importante número de participantes no evento.

Avaliação – As provas são analisadas por integrantes da comissão organizadora do evento, juntamente com técnicos de instituições parceiras da OBA, como o Instituto de Física da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Observatório Nacional (ON), Universidade Paulista (UNIP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro Técnico Aeroespacial (CTA), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outras entidades ligadas ao desenvolvimento da Ciência, Astronomia e Astronáutica.

As unidades de ensino participantes deste ano são EMEF Regina Maria, EMEF Itaguaí, EMEF Pref. Cassimiro Correia Neto, EMEF Flórida Mirim, EMEF Prof. Pedro Fernandes Dante – Pedrão, EMEF Vereador José Carlos de Freitas, EMEF Barigui, EMEF José Cesário Pereira Filho, EMEF Vera Cruz, EMEIEF Prof. Claudia Maria Andrella e EMEIEF Sítio do Pica Pau Amarelo.