Estudantes de Mongaguá encaram 1ª fase da OBMEP, dia 6

Foto: Toninho Izar

Aproximadamente 2.950 alunos do 6º ao 9º de sete escolas da Rede Municipal de Ensino de Mongaguá participarão, no próximo dia 6 de junho, da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). As três unidades escolares estaduais da cidade, a ETEC Adolpho Berezin, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e alguns estabelecimentos particulares também se inscreveram na competição, que busca revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática.

Mongaguá participa anualmente da olimpíada, sempre conquistando importantes resultados. Em 2016, 12 alunos da cidade receberam Certificado de Menção Honrosa, sendo oito do Ensino Fundamental (seis da Rede Municipal e dois do CPP) e quatro do Ensino Médio (Rede Estadual). Na ocasião, 3.100 mongaguaenses participaram da primeira fase, 310 deles classificando-se para a segunda etapa. Os estudantes também foram reconhecidos com medalhas por parte da Diretoria de Educação.

“A competição consolida-se como uma ferramenta de incentivo ao aprendizado da Matemática, além de realmente revelar talentos na disciplina, cumprindo uma de suas metas. E por se prepararem para a olimpíada, nossos alunos mostram importante evolução educacional na disciplina, refletindo em maior facilidade na resolução das atividades e em melhores notas”, comenta a coordenadora de Matemática do Departamento Municipal de Educação, Zuleica Pereira Costa.

Competição – A OBMEP acontece em duas etapas: a primeira no dia 6 de junho e a segunda, em 16 de setembro. Os vencedores serão anunciados em novembro. O número de medalhas a alunos de escolas públicas (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas) será o mesmo das edições anteriores, e os estudantes de escolas particulares também serão premiados (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).

A edição deste ano da OBMEP bateu um novo recorde de escolas inscritas: 53.230, com 18.240.170 alunos de 5.545 municípios brasileiros. Neste ano, pela primeira vez, a maior competição estudantil do mundo contará também com alunos de unidades de ensino particulares. O total de instituições públicas (48.448) foi superior ao registrado em 2016 (47.474). O prazo para inscrições foi encerrado em 31 de março.

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).