Município amplia sistema de monitoramento por câmeras

Foto: Robson Mendes

O sistema de câmeras de monitoramento de Mongaguá ganhará em breve mais nove equipamentos. O projeto de expansão, que inclui a instalação de cabeamento em fibra ótica, está em fase adiantada de licitação e atenderá alguns trevos de bairros, na Avenida Monteiro Lobato, além da região da Plataforma de Pesca.

Os novos aparelhos ampliarão para 27 o número de câmeras com rotação 360º e capacidade de alcance de até 300 metros. Todo o sistema é interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO), instalado na base da Guarda Civil Municipal (GCM), no Centro, e é monitorado 24 horas por membros da própria corporação.

Diretor de Segurança, Roberto Ojima destaca que este é um importante reforço, que ampliará o poder de ação das forças de segurança. “As câmeras serão instaladas em locais estratégicos, aproximando-nos das comunidades e permitindo-nos uma atuação mais eficiente, seja no acionando de viaturas ou de apoio à Polícia Militar (PM).”

Segundo ele, os equipamentos instalados na área da Plataforma abrangerão o estacionamento e a região dos quiosques. “É uma atração que recebe um grande volume de visitantes, especialmente em épocas de temporada. As câmeras nos permitirão um controle visual do local, preservando sempre a ordem pública.”

Eficiência – Ojima ressalta ainda a importância do sistema de monitoramento como ferramenta de segurança pública. “Os relatórios só ratificam a eficácia desse mecanismo. Várias ocorrências são evitadas ou, quando consumadas, contam com atendimento da GCM ou da PM, justamente em razão do registro pelas câmeras.”

Para o diretor, “é lamentável que existam crimes e maldade. Assim como todas as cidades, Mongaguá, infelizmente, não está livre disso. Por esta razão, cabe nós, enquanto forças de segurança, utilizarmo-nos de todos os recursos possíveis para planejar uma atuação firme e eficaz, a fim de garantir a ordem e o sossego das pessoas”.

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo