15º Festão na Praia contará com coleta seletiva e compostagem

Foto: www.ecycle.com.br

O Festão na Praia de Mongaguá terá uma novidade ambiental em sua 15ª edição. Isso porque o lixo produzido pelo evento terá uma destinação ecologicamente correta, por meio de coleta seletiva e compostagem de materiais orgânicos. Os responsáveis pela iniciativa são a Coopemar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mongaguá) e a Coopergânico.

“Os resíduos orgânicos e materiais inservíveis do Festão receberão destinação correta. Todo o evento terá o apoio da Coopemar, que ficará responsável pelos recicláveis como papel, alumínio e plástico. Já a Coopergânico realizará o importante serviço de compostagem”, destaca o diretor municipal de Meio Ambiente, Marcelo da Silva Ramos.

Na prática, a compostagem transformará todo o material orgânico do Festão em adubo natural, que será disponibilizado para doação durante o próprio evento. Todo o processo será realizado na tenda do evento.

O Festão na Praia 2017 terá início no sábado (08, e acontecerá) durante cinco finais de semana, sempre nas sextas, sábados e domingos, na Praça Dudu Samba, no Centro. As atrações terão início às 19 horas.

O que é a compostagem?

É o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.*

*Fonte: http://www.ecycle.com.br