Sistema de compostagem garante consciência ecológica no Festão na Praia 2017

Foto: Ronie Melo

Resíduos zero! Essa é a ideia do Festão na Praia 2017. Isso graças ao empenho da Prefeitura de Mongaguá que, por meio das diretorias de Meio Ambiente e Turismo, está trabalhando de forma inédita no evento com o sistema de compostagem (processo biológico de valorização da matéria orgânica seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal).

Nessa 15ª edição do evento, a Coopermar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mongaguá) e a Coopergânico estão fazendo a coleta de recicláveis, tornando o serviço, que antes era pago, gratuito.

Imagem ilustrativa

“Todo resíduo orgânico se transforma em adubo orgânico e é doado aos visitantes. A ideia, que foi apresentada ao prefeito Prof. Artur Parada Prócida e ao vice Marcio Cabeça, foi aprovada de imediato. E todo o trabalho realizado contribui para a conscientização dos visitantes, pois eles passam a separar o lixo e reciclar”, destaca Marcelo da Silva Ramos, diretor de Meio Ambiente.

Segundo Ramos, nos dois primeiros dias da festa foram gerados 50 kg de resto de comida. “Os visitantes ficaram bastante interessados no processo de transformação do material orgânico em adubo natural. É um trabalho sem custos aos cofres públicos, além de ser benéfico ao meio ambiente”, finaliza o diretor.

O Festão na Praia 2017 teve início no sábado (08) e acontecerá durante cinco finais de semana, sempre nas sextas, sábados e domingos, na Praça Dudu Samba, no Centro. As atrações terão início às 19 horas.