Cidade promove sua 10ª Conferência de Assistência Social nesta 4ª

Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Este será o tema da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mongaguá, que acontecerá nesta quarta-feira (19), a partir das 13 horas, no Clube da Melhor Idade do Centro (Avenida Marina, 65). A entrada é livre.

O diretor de Assistência Social do município, Arnaldo Cândido da Silva, explica que o evento é fruto das produtivas pré-conferências, realizadas dias 8 e 9 de junho. “O evento, além de um exercício de cidadania, será o momento para a população avaliar e propor melhorias para a assistência social em nossa cidade.”

A conferência terá quatro eixos de discussão, sendo o primeiro a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. As tratativas abordarão a questão de como garantir que os que mais precisam sejam, de fato, atendidos.

Já o segundo eixo falará a respeito da gestão democrática e o controle social – o lugar da sociedade civil no SUAS. A discussão ficará por conta da temática: como a sociedade pode participar nas decisões e fiscalização dos serviços ofertados?

A terceira vertente debaterá o acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. O norte da tratativa será a questão de como a assistência social pode trabalhar em conjunto com outros setores (Saúde, educação etc.) para melhor atender a população.

Finalizando o ciclo, o quarto eixo discutirá a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e co-responsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais, tendo como base de plenária o fato de como as leis poderiam ser melhoradas para que os cidadãos sejam atendidos.

A conferência contará ainda com uma palestra ministrada pelo psicólogo Joari Aparecido Soares de Carvalho, da Prefeitura Municipal de Suzano, que tem extenso currículo de atuação na área de assistência social e relações interpessoais.