Mongaguá inaugura estação de transbordo e entrega ampliação de unidade de saúde, nesta 2ª

Fotos: Raul Izar

A população de Mongaguá contará com dois novos serviços importantes a partir desta segunda-feira (24). Isso porque serão inauguradas a nova etapa de ampliação da USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Primavera e a Estação de Transbordo. Os atos solenes estão marcados para as 15 e 16 horas, respectivamente.

“Mesmos com as dificuldades impostas pela crise econômica nacional, nos empenhamos para garantir o desenvolvimento de nossa cidade”, destaca o prefeito Prof. Artur Parada Prócida (PSDB).

Meio ambiente – A Estação de Transbordo é uma ampla estrutura de 1.008,74 m², com galpão, balança, sala de controle da balança, guarita e sala de administração. O espaço também conta com caixa de detenção para não permitir que o esgoto nem o chorume contaminem o lençol freático. O local ainda detém uma baia para a carreta de transbordo, rampa e área para disposição do lixo.

Fotos: Raul Izar

Construído com verba municipal, o transbordo já possui o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental), fornecido pela  CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Até o momento, o transbordo de Mongaguá é realizado em Praia Grande. “Agora nossa cidade está regularizada em relação ao processo de coleta e destinação de resíduos sólidos”, comemora o chefe do Executivo.

Saúde – A USF Jardim Primavera agora conta com copa, cozinha, sala dos agentes de saúde, sanitários, expurgo e sala de esterilização. O objetivo é oferecer ainda mais estrutura para os funcionários e população assistida.

Na última etapa de ampliação, em 2016, a unidade, que também foi reformada, ganhou novas salas de odontologia, agentes comunitários, esterilização, dois consultórios com sanitários e um sanitário com acessibilidade, além da reestruturação das salas de vacina, curativos e embolização, garantindo o atendimento de qualidade na saúde básica. A USF também passou a dispor de climatização, inclusive na recepção.

UPA – Outra ação que está recebendo atenção especial da Administração Municipal nos últimos dias é o início do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Cerca de 80% dos processos de aquisição de mobiliários, materiais e equipamentos já foram concluídos.

A unidade, quando concluída esta etapa de aquisições, vai absorver a estrutura do Pronto Socorro Agenor de Campos, integrando equipes em um único local.