Diversas atividades celebram a Semana da Pátria nas escolas

Imagem meramente ilustrativa extraída da internet

As comunidades escolares do município estarão mobilizadas nos próximos dias em respeito à Pátria. Entre os dias 1º e 6 deste mês, as unidades realizarão uma série de atividades pedagógicas e recreativas alusivas à Independência do Brasil (celebrada oficialmente no dia 7 de setembro), envolvendo desde os alunos mais novos até as turmas que estão prestes a encerrarem o ciclo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ALGUMAS UNIDADES DE ENSINO:

CRECHE BARIGUI
– Conversas e discussões sobre o tema, abordando o que aconteceu no dia 7 de setembro, a figura de Dom Pedro I, os símbolos da Pátria, e o grito da Independência.
– Confecção de bandeiras, bandeirinhas, chapéu e espada.
– Entonado das canções patrióticas: Hino Nacional, Hino da Independência e canção do Soldado.
– Dia 5, Desfile Cívico, a partir das 14 horas, no entorno da unidade, juntamente com a comunidade escolar da EMEIEF Prof. Claudia Maria Andrella e do PAC Barigui.

CRECHE MANOEL JOSÉ DA SILVA – ITAGUAÍ
– Dia 4, cantigas sobre a Pátria, explorando a coordenação motora grossa, colagem com bolinhas de papel crepom na Bandeira do Brasil, e contos de história sobre a Independência do Brasil.
– Dia 5, pintura da Bandeira do Brasil, identificação das formas geométricas presentes na Bandeira do Brasil, exploração das cores verde, branco, amarelo e azul.
– Dia 6, imagens online sobre a Independência do Brasil.

CRECHE OCEANÓPOLIS – JARDIM PRAIA GRANDE
– De 1º a 6, leitura e exploração do livro Chapéu de Papel, entoação do Hino da Independência e do Hino Nacional, atividades com pintura, colagem, confecção de cartazes, música e lembrancinhas. Todo o material será exposto no dia 6.

EMEIEF PROF. CLAUDIA MARIA ANDRELLA – BARIGUI
– De 1º a 6, canto dos Hinos Nacional e da Independência.
– Atividade com recursos visuais da A Turma da Mônica e da dupla Patati Patatá sobre a Independência do Brasil.
– Iniciativas artísticas como: dobradura, pintura, mosaico, confecção de bandeirinhas e cartazes.
Dia 5, Desfile Cívico, a partir das 14 horas, no entorno da unidade, juntamente com a comunidade escolar da Creche Barigui e PAC Barigui.

EMEIEF NAIR MELO FRANCISCO E EMEI XODÓ DA VOVÓ – JARDIM PRAIA GRANDE
– Dia 4, Hino Nacional e Hino da Independência, vídeo sobre a Pátria, roda de conversa e pintura da Bandeira.
– Dia 5, Hino Nacional e Hino da Independência, texto informativo da Bandeira, pintura da Bandeira, pintura a dedo, pintura facial, confecção de viseira.
– Dia 6, Hino Nacional e Hino da Independência, Filme: Chaves e a Independência, Hasteamento da Bandeira, Cartazes, estudo do Hino da Independência e histórico.

EMEIEF SÍTIO DO PICA PAU AMARELO – VILA ATLÂNTICA
– Todos os dias o Hino Nacional será entoado, bem como o hasteamento da Bandeira. No dia 6, especificamente, será cantado também o Hino da Independência.
– Os alunos de Educação Infantil terão vídeo informativo sobre a Independência com o Chaves, pintura alusiva, escrita da palavra Brasil, significado das cores da Bandeira, confecção de viseira e espada com jornal, apresentação da imagem do D. Pedro I, meios de transporte da época, pintura da Bandeira do Brasil com tinta (coletivo), pintura no palito de sorvete da Bandeira do Brasil, dobradura do chapéu do soldado com jornal, apresentação do Hino da Independência, pintura no rosto, desenho para colorir sobre o tema, filme da Turma da Mônica sobre o tema, confecção de cartazes sobre a independência, e música de 7 de setembro.
– Os estudantes de Ensino Fundamental contarão com Hino Nacional ilustrado, customização da Bandeira Nacional, texto informativo sobre a Pátria, poema da Pátria com rimas, localização do Brasil no mapa mundi, roda de conversa sobre o tema, caça-palavras, frases coletivas sobre a Pátria, texto informativo sobre a formação do povo brasileiro, confecção da Bandeira com recortes e colagens (mosaico), vídeo ‘O Povo Brasileiro’, estudo do Hino da Independência (estrofes, versos, rimas, interpretação do texto), confecção de pompons, acrósticos, significado dos símbolos nacionais, reprodução do quadro da pintura da independência, amostra do mapa mundi e do Brasil, utilização da fitinha verde e amarela, risco no caderno das cores do Brasil nesta semana, desenho da bandeira (sólidos geométricos utilizando guache).

EMEF VEREADOR JOSÉ CARLOS DE FREITAS – AGENOR DE CAMPOS
– De 1º e 6, entoação do Hino Nacional e da Independência.
– Cada professor-coordenador de sala estará responsável por realizar atividades diversificadas, contemplando, por exemplo, teatro, confecção de cartazes, interpretação dos hinos e desfile cívico.

EMEF PROF. PEDRO FERNANDES DANTE – JARDIM PRAIA GRANDE / EMEI PINGO DE GENTE – ITAÓCA
– De 4 a 6, atividades em sala de aula relacionadas ao tema.
– Diariamente será cantado pelos alunos e professores o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.
– Dia 6, às 11 horas (período da manhã) e às 13 horas (período da tarde), caminhadas da Independência e confecção de adereços: viseira, pompom, bexigas, pulseiras, bandeirinha e pintura facial.

EMEF TONICO SILVA – VERA CRUZ / EMEI CRIANÇA FELIZ – CENTRO
– Dia 1º a 6, às 8 horas (período da manhã) e às 16h30 (período da tarde), os alunos deverão hastear a Bandeira Nacional e cantar o Hino do Brasil e da Independência, às
– Dia 1º, coro falado: ‘A Pátria’, desenho mostrando o que é Pátria, escolha de desenhos de cada série para confeccionar o ‘Mural nossa Pátria’.
– Dia 4, gincana da Independência.
– Dia 5, produção de textos, cruzadinhas, caça-palavras, poesias, símbolos nacionais, confecção de bandeirinhas e viseiras.
– Dia 6, Desfile Cívico na quadra, com as bandeirinhas verdes e amarelas, ao som da música ‘Eu te amo, meu Brasil!’, além de conscientização dos alunos sobre o amor pela Pátria, valores, ética e cidadania; entrada das bandeiras e posicionamento no palco; e canto e dança dentro do tema, dramatização e textos.

EMEF DO ITAGUAÍ
– Dia 4, às 7 e às 13 horas, momento coletivo na quadra para cantar o Hino Nacional; reflexão sobre a letra do Hino e o porquê de ser patriota. Trabalho sobre o Hino Nacional com ilustração e significado das palavras. Confecção de cartazes: a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos para exposição dia 6. Trabalho sobre os símbolos da Pátria: pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
– Dia 05, trabalho sobre as diversidades das regiões do Brasil, com dados de população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima. Confecção de mapas: país, São Paulo e Mongaguá. Trabalho de cidadania: a importância de votar.
Dia 6, entoação do Hino Nacional, às 7 e às 13 horas, e exposição dos trabalhos desenvolvidos. Produção de textos: Brasil sempre Brasil; A Pátria se constrói; Brasil, terra que eu amo; Independência não se faz num dia, mas a cada momento; Por que gosto do Brasil?; Brasil mostre a sua cara. Outras Atividades: poesias; interpretação dos hinos brasileiros (Bandeira e Independência). Apresentação de músicas sobre o Brasil. Além de: interpretação de textos, confecção de cartazes, palavras cruzadas, caça-palavras, charge, debates.

EMEF BARIGUI
– De 4 a 6, canto do Hino da Independência.
– Filme ‘Quintal da Cultura’.
– Quiz (jogo de perguntas) baseado no enredo do filme.
– Roda da conversa a respeito do tema, abordando fatos também importantes que geraram a Independência: o Dia do Fico, medidas pré-independência e a proclamação da Independência.
– Confecção de bandeiras do Brasil.
– Texto informativo em HQ, caça-palavras, carta enigmática, produção de texto e cruzadinha.
– Para a turma de AEE: filme, atividade de pintura e montagem de painel fazendo alusão à data, trabalho de conceito dentro da mensagem ‘Pátria amada Brasil’, e significado das cores da Bandeira Nacional (partilha sobre o assunto).

EMEF FLÓRIDA MIRIM
– Dia 1º, pintura facial, confecção de viseiras, bandeiras e outros adereços.
– De 4 a 6, serão realizadas atividades envolvendo apreciação dos símbolos da Pátria, execução dos Hinos Nacionais e da Bandeira. Também serão realizadas atividades de leitura e produções de textos, confecções de cartazes com as produções artísticas dos alunos, que serão expostas no pátio da escola.

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo