9ª Unidade de Saúde da Família de Mongaguá é inaugurada na Vila Atlântica

Texto: Eduardo Rodrigues / Fotos: Raul Izar

A comunidade da Vila Atlântica celebrou nesta quarta-feira (13) a conquista de seu próprio posto de saúde, a Unidade de Saúde da Família ‘Ivo Nardi’, que fica na Avenida Presidente Costa e Silva, bem em frente ao Conjunto Habitacional da CDHU. O ato de inauguração contou com a participação do prefeito Prof. Artur Parada Prócida, do vice, Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça, vereadores e autoridades públicas, moradores e lideranças do bairro, e de familiares de Ivo Nardi.

Com a inauguração deste postinho, Mongaguá passa a contar com uma estrutura de atendimento básico composta por nove Unidades de Saúde da Família espalhadas pela cidade, fortalecendo as ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças. Os postos dispõem de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e cirurgiões-dentistas, dentre outros profissionais que prestam a assistência.

“É um momento muito especial. A população aqui do conjunto e da Vila Atlântica como um todo, há tempos queria contar com a sua própria unidade de saúde. E hoje, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas por conta da crise econômica, podemos atender este anseio. A partir de agora, toda a comunidade será melhor assistida pelas equipes de saúde da família e terá um acompanhamento mais otimizado e próximo de sua casa”, ressaltou o chefe do Executivo.

O vice-prefeito, Márcio Cabeça, lembrou que com a nova unidade os moradores não precisarão mais se dirigir à USF Vila Operária ou à USF Jardim Praia Grande. “Nada melhor do que termos um acompanhamento médico e odontológico vizinho a nossa casa. As crianças e idosos, que necessitam de uma atenção especial, agora terão essa assistência por parte da equipe médica competente que trabalhará aqui, liderada pela Dra. Jaci Carvalho.”

Homenagem – A unidade recebeu o nome de Ivo Nardi em homenagem ao paulistano que veio para Mongaguá no início da década de 70 com a família para fixar residência e aqui empreender. Seu Ivo, como era conhecido, sempre trabalhou na área da construção civil. Trabalhou na prefeitura, ajudou a fundar o Rotary Club – época em que auxiliou na criação do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro (Camp) -, e foi um dos fundadores do PSDB no município.