Mongaguá quer ampliar doações ao Destinação Criança

Foto: Toninho Izar / Texto: Eduardo Rodrigues

Em época de Declaração do Imposto de Renda, muitas pessoas não sabem, mas neste ato podem realizar uma ação social. A Campanha Destinação Criança, iniciativa dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) em parceria com a Receita Federal, permite ao contribuinte, pessoa física ou jurídica, direcionar uma porcentagem do valor do imposto a pagar ou a restituir ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No caso de pessoas físicas, é possível destinar até 6% do valor total. Já as pessoas jurídicas podem contribuir com até 1% do lucro real.

E em Mongaguá, a aplicação deste recurso nos projetos sociais pode ser acompanhada de perto pelo doador, garante o diretor de Assistência Social do município, Arnaldo Cândido da Silva. “Historicamente, os contribuintes de Mongaguá pouco participam do Destinação Criança. Mas isso se deve à falta de informação, receio, enfim. Queremos reverter isso e tentar convencê-los de que podem ajudar os projetos desenvolvidos.”

Ainda de acordo com Cândido da Silva, o procedimento é simples e legal, e o contribuinte pode acompanhar tudo de perto, comparecendo à iniciativa contemplada ou participando das reuniões mensais do CMDCA. “Muitos reclamam que pagam impostos e não sabem onde o dinheiro é aplicado. Neste caso, o contribuinte pode estar tranquilo. Todos os documentos estão disponíveis para consulta, assim como a relação dos projetos contemplados.”

Segundo o diretor, alguns dos projetos que hoje recebem o apoio do Destinação Criança são: Projeto Guri, Turma de Judô, Escoteiros e o Projeto Paz nas Escolas.

Para colaborar é preciso acessar o site www.destinacaocrianca.org.br, preencher as informações pessoais e o valor da doação. Em seguida, será gerado um boleto bancário. Após o pagamento, o contribuinte comparece ao CMDCA para a emissão do recibo. É possível também realizar a doação por meio de depósito bancário, com posterior comparecimento ao CMDCA para a retirada do recibo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3507-5746, ou na sede do conselho à Avenida Marina, 65, no Centro. Lá também é possível retirar uma cartilha que explica o Destinação Criança e detalha passo-a-passo do procedimento de doação.