Projeto ‘Zoo na Escola’ inicia 2018 a todo vapor e promete engrandecer aulas de Ciências

Fotos: Lúcio de Castro / Texto: Eduardo Rodrigues

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Zoo na Escola já está fazendo a alegria da garotada das escolas municipais. Mas o mais importante é que está alcançando o seu objetivo, que é o de aprimorar as aulas de Ciências e incentivar o conhecimento pelas informações acerca da biologia, ecologia e preservação ambiental.

Ao longo dos próximos meses, os estudantes de 7º ano da rede pública participarão de palestras, dinâmicas e experiências táteis envolvendo bichos taxidermizados, além de ficar bem próximo de uma jiboia (serpente não-peçonhenta e inofensiva), manuseada apenas pelo técnico responsável pelo projeto, Daniel Monteiro Bortone.

Biólogo do Parque Ecológico ‘A Tribuna’, Bortone conduz as atividades, que têm duração média de 50 minutos e são realizadas nas próprias unidades de ensino. Cerca de 930 alunos de sete escolas municipais serão contemplados com a iniciativa, fruto da parceria entre o Departamento de Educação e a Diretoria de Turismo.

A primeira unidade a receber o projeto foi a EMEF Vera Cruz, nos dias 21, 23 e 28 de março. A programação prossegue até agosto, sempre no período da tarde. A próxima escola a ser contemplada será a EMEF Jacoub, no Itaguaí, nos dias 6, 11, 13, 18 e 20 de abril.

“O projeto é fantástico e não tem como não chamar a atenção. A palestra é rica em detalhes e curiosidades, as dinâmicas são ilustrativas e envolventes, e a experiência com os materiais biológicos é muito legal. Os olhos dos alunos brilham”, ressalta o coordenador de Área de Ciências do setor de ensino, Lúcio de Castro.

Conscientização – Para o biólogo, a iniciativa é bastante prazerosa e elaborada com muita dedicação. “Resolvemos criar este projeto para esclarecer de uma maneira interativa todas as dúvidas a respeito dos bichos, especialmente répteis, tentando mostrar, por exemplo, que as serpentes são, sim, animais fascinantes.”

Ainda segundo Bortone, o resultado desse trabalho é a formação de cidadãos mais conscientes sobre a questão ambiental, especialmente com relação à importância da preservação da biodiversidade e a necessidade da harmonia na relação dos seres humanos com o meio ambiente.

Confira o cronograma das atividades:
Abril – Dias 6, 11, 13, 18 e 20 – EMEF Jacoub (Itaguaí)
Abril/Maio – Dias 25 e 27/04 e 4/05 – EMEF José Cesário (Vera Cruz)
Maio – Dias 9, 11, 16, 18, 23 e 25 – EMEF Regina Maria (Agenor de Campos)
Maio/Agosto – Dias 30/05, 1 e 3/08 – EMEF José Carlos (Agenor de Campos)
Agosto – Dias 8, 10, 15 e 17 – EMEF Sirana (Centro)
Agosto – Dias 22, 24, 29 e 31 – EMEF Hortência (Jardim Praia Grande)