Vacinação contra a gripe tem início na 2ª

Foto: Ronie Melo / Texto: Eduardo Rodrigues

A partir da próxima segunda-feira, dia 23, as nove Unidades de Saúde da Família (USFs) de Mongaguá iniciarão a Campanha de Vacinação Contra o Vírus da Gripe/Influenza. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. É necessário estar munido do documento de identificação, Carteira de Vacinação e Cartão SUS. A meta é imunizar cerca de 16.400 pessoas, que integram o público-alvo.

Os grupos prioritários da campanha são: pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores.

‘Dia D’ – A campanha terá um grande mutirão previsto para o dia 12 de maio, sábado, ocasião em que as nove unidades de saúde estarão abertas para impulsionar os trabalhos e para atender aqueles que não conseguiram se dirigir aos postos durante a semana. E além dos postos fixos, o município contará com três postos volantes, na Área Rural, no Centro e anexo ao Pronto Socorro Central, que atenderão das 8 às 17 horas.

Vírus – A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se a ocorrência de casos da Influenza pode variar de leve a grave e até a morte. A hospitalização e a morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, calcula-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil mortes.

Unidades de Saúde da Família de Mongaguá:
USF Pedreira: Rua Antônio Cordeiro Mendes, 204 – Pedreira
USF Vila Operária: Av. Washington Luiz, 815 – Vila Atlântica
USF Vila Atlântica: Av. Presidente Costa e Silva, 266 – Vila Atlântica
USF Jardim Praia Grande: Av. Monteiro Lobato, 6.092 – Jardim Praia Grande
USF Jussara: Av. Jussara, 1.921 – Jussara
USF Jardim Primavera: Av. Nossa Senhora de Fátima, 1.801 – Agenor de Campos
USF Flórida Mirim: Av. Monteiro Lobato, 11.130 – Flórida Mirim
USF Itaguaí: Rua José Munhoz Bonilha, 429 – Itaguaí
USF Agenor de Campos: Rua Santa Terezinha, 1.645 – Agenor de Campos

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo