Mongaguá prepara ações para a Semana Estadual de Coleta de Pneus Usados

Fotos e Texto: Eduardo Rodrigues

Encontro realizado nesta terça-feira (8), no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde, definiu as ações do município durante a Semana Estadual de Coleta de Pneus Usados, previstas para o período de 14 a 18 deste mês. Integrará as atividades, por exemplo, a intensificação das visitas a borracharias e bicicletarias para chamar a atenção sobre a necessidade do descarte responsável deste material. A iniciativa visa também ampliar a divulgação do ecoponto municipal exclusivo para este fim.

Segundo os técnicos da prefeitura, estes estabelecimentos são foco da ação por serem os principais comerciantes e manipuladores de pneus na cidade. Mas há a previsão de que as escolas igualmente sejam inseridas nesta mobilização. A ideia é que equipes do Departamento de Educação distribuam cartazes nas unidades e conversem com professores e alunos ressaltando a importância da conscientização acerca do assunto, já que o material pode ser nocivo à saúde e ao meio ambiente.

Ainda sobre as escolas, o objetivo é que os estudantes tornem-se multiplicadores do conceito responsável do descarte de pneus e sobre os perigos que o material oferece, difundindo as informações em suas comunidades. “É preciso lembrar que o pneu é um dos objetivos que, fora de um acondicionamento apropriado, pode acumular água e potencializar a criação de criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Kelly Capatto.

Participaram da reunião ainda representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), departamentos de Educação e Comunicação, e da Diretoria de Meio Ambiente.

Material – Pneus descartados incorretamente, além de poluírem o meio ambiente, servem de abrigo para insetos como o Aedes aegypti, além de ratos e baratas, potencializando a proliferação de doenças.

O ecoponto de Mongaguá é específico para o descarte de pneus e tem capacidade para abrigar 150 unidades de veículos de carga e 300 de veículos de passeio. Todo o material reunido tem a destinação adequada regularmente, a partir de parcerias formalizadas pela prefeitura.

O local funciona das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30, na Garagem Municipal da Vila Atlântica, que fica na Avenida Belo Horizonte, 415. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3507-5755.