Prefeitura de Mongaguá faz parceria com empresa que coleta óleo de cozinha

Foto: Divulgação Litoral Óleo / Texto: Rafael Correia

Por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura de Mongaguá está em parceria com a Litoral Óleo, empresa especializada em coleta de óleo de cozinha. Mensalmente, 850 litros do material são recolhidos no município. A iniciativa contempla, principalmente, os estabelecimentos comerciais do Litoral Sul, sendo que a prefeitura de Mongaguá tornou-se a primeira parceira pública da entidade.

“Além de manter um posto de coleta no Departamento de Meio Ambiente, a empresa recolhe material de mais 14 pontos na cidade. É um trabalho importante e que preserva a natureza”, destaca Marcelo da Silva Ramos, diretor municipal da pasta. Ao todo, são 250 locais na Região, que resultam em 8 mil litros de óleo vegetal captados por mês.

“Todo óleo coletado é destinado à produção de biodiesel. O material passa por um processo de limpeza e purificação e, só então, passa a ter condições de seguir para o processo necessário para sua destinação final”, ressalta Rubens Fernando, sócio da Litoral Óleo.

Em breve, a ação contemplará a retirada de óleo também em residências. Para contribuir com o correto descarte do óleo de cozinha, a população de Mongaguá pode comparecer ao Departamento de Meio Ambiente, que fica na Avenida Marina, 65, Centro, ao lado da entrada do Skate Park. O material dever ser armazenado em uma garrafa pet para que possa ser colocado num recipiente próprio no posto de coleta.

Para entrar em contato com a Litoral Óleo basta acessar a página oficial deles no Facebook, ou, pelo site da empresa.