Comunidade da EMEF Barigui realiza avaliação de saúde

Fotos: Toninho Izar / Texto: Eduardo Rodrigues

Pais e alunos da EMEF Barigui, em Agenor de Campos, receberam nesta quinta-feira (14) equipes de saúde para uma avaliação clínica e busca ativa de quatro doenças: tracoma, hanseníase, verminoses e esquistossomose. A atividade integra a campanha nacional do Ministério da Saúde e contou com a colaboração de profissionais do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV).

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde do município, a unidade foi escolhida por assistir um grande contingente de alunos e por estar localizada em uma área bastante adensada populacionalmente. Somente os alunos acompanhados pelos responsáveis foram avaliados. Crianças e adultos que apresentaram sinais de qualquer uma dessas doenças foram medicados – conforme protocolo de tratamento -, bem como levaram medicação para as demais pessoas que residem no mesmo imóvel.

Doenças

O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, que afeta a córnea e a conjuntiva. Ocorre especialmente em crianças e, se não for tratada, pode causar cegueira. Já a hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Atinge a pele, mas pode afetar os olhos, nervos periféricos e outros órgãos.

As verminoses são infecções no intestino provocadas por parasitas e podem provocar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramento intestinal e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

Por fim, a esquistossomose, conhecida popularmente como ‘barriga d’água’, é uma doença parasitária e pode causar febre, dor na cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. A doença pode levar à morte.

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo