Procon orienta consumidor nas compras do Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais aguardadas pelo comércio. Para atrair a atenção do consumidor e superar a concorrência, os empresários oferecem variadas promoções. O PROCON de Mongaguá alerta o consumidor para não deixar a pesquisa de preços para a última hora. Corre-se o risco de não encontrar o produto desejado ou não fazer a escolha adequada. Com tempo, é possível comparar as vantagens oferecidas em cada estabelecimento comercial.

 Ao comprar produtos eletrônicos, peça para o vendedor demonstrar o funcionamento do aparelho. Verifique se o manual da mercadoria está escrito em língua portuguesa, se todos os itens estão na embalagem, prazo para troca, se não é um produto que está saindo de linha, a garantia e, principalmente, não esqueça a nota fiscal para resguardar seus direitos.

 O prazo para troca de bens duráveis é de 90 dias e 30 dias para não duráveis. O comerciante tem até 30 dias para resolver o defeito, caso contrário deve trocar a mercadoria, abater o valor do produto comprado ou devolver o dinheiro devidamente corrigido. Cuidado com ofertas tentadoras, como produtos de mostruário. Se optar por levar a mercadoria assim mesmo, peça para a loja incluir na nota fiscal ou no pedido o estado geral do produto e as condições para troca.

No caso de compras realizadas pela internet, telefone e catálogos, o prazo para desistência é de até sete dias. Como falta pouco tempo para o Dia das Mães, o ideal é evitar esse tipo de transação, pois a entrega do presente pode atrasar devido à demanda. E para não comprometer a renda, o ideal é optar por prazos curtos de financiamento, buscando, sempre, parcelamento sem juros ou com a menor taxa possível.

O PROCON fica no Espaço Cidadão (Praça Jacoub Koukdjian, 155, 3º andar, sala 50). O telefone é 3507-4634.

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo