Mais uma etapa para reabertura da maternidade é concluída

Fotos: Toninho Izar e Eduardo Rodrigues / Texto: Eduardo Rodrigues

Os esforços da Administração Municipal para reabrir a maternidade do Hospital Dra. Adoniran Correa Campos continuam firmes. Nesta terça-feira (26), mais um passo positivo foi dado neste sentido, com a inspeção técnica das instalações pelas equipes da Vigilância Sanitária Estadual e do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV).

O procedimento é um dos trâmites administrativos mais importantes de todo o processo de reabertura, sobretudo porque a unidade precisará do respaldo do Governo do Estado para manter seu funcionamento.

Os técnicos do Estado fizeram alguns apontamentos para adequações simples e solicitações de informação a respeito de recursos humanos e de materiais. Um relatório será elaborado e encaminhado ao DRS-IV, que posteriormente agendará uma nova visita técnica final para liberar o funcionamento da unidade.

Todo o trabalho desta terça foi acompanhado por profissionais do hospital, da Diretoria de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária do município. “O Estado está acreditando no nosso trabalho e enxerga com bons olhos a reabertura da maternidade”, pontuou a chefe da Enfermagem do hospital, Gabriella Seckler.

Segundo ela, as observações técnicas serão atendidas dentro do prazo estipulado. “São questões pontuais, como a individualização da recepção, separando da que atende ao hospital; a finalização dos protocolos de atendimento; e a realocação de aparelhos. Depois, aguardaremos os equipamentos chegarem. A lavanderia, por exemplo, será toda nova e os maquinários já começaram a chegar.”