Cidade já conta com a estrutura do 2º Distrito Policial

Fotos: Dyego Gonçalves e Eduardo Rodrigues

O 2º Distrito Policial de Mongaguá, localizado no Flórida Mirim, já está funcionando. A unidade foi reaberta nesta sexta-feira (8), em solenidade que contou com a presença de autoridades e da população, e já reforça a segurança do município, além de desafogar os serviços que até então estavam concentrados na delegacia-sede, no Vera Cruz, como o registro de Boletim de Ocorrência (BO). O local, que foi reformado, informatizado e climatizado, atenderá à população de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

O delegado titular do município, Ruy de Matos Pereira Filho, afirmou se tratar de uma data de comemoração e agradecimento a todas as pessoas envolvidas na reabertura do distrito. “A impetuosidade de todos nos possibilitou estar aqui. Do nosso diretor regional, Dr. Manoel Gatto, do seccional, Dr. Carlos Fogolin, do prefeito e de sua equipe, incluindo Semutran e Guarda Municipal, e dos nossos funcionários e colaboradores. Todos, desde o início, se dedicaram para que pudéssemos concretizar este feito.”

Segundo o delegado seccional, Carlos Henrique Fogolin de Souza, Mongaguá foi um dos primeiros municípios visitados por ele ao assumir o cargo, no ano passado. “Ao observar que a delegacia-sede abrigava o 1º e o 2º distritos, conversei com o Dr. Ruy e iniciamos uma campanha para reabrir o 2º. Procuramos o prefeito, que de imediato nos ajudou. Hoje vemos que tudo valeu a pena. É uma conquista não só para a polícia, mas, sobretudo, para a população, em especial do Flórida, que não precisará percorrer 10 km para ter acesso aos serviços.”

Responsável pela área empreendida entre Bertioga e Barra do Turvo, Manoel Gatto Neto, diretor do Deinter-6 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), observou que “muitos dos 200 milhões de técnicos de futebol que o país tem estão tentando ser técnicos em segurança pública. O que é um erro. E mais: palpitam, mas na hora de ajudar não comparecem. Precisamos de pessoas comprometidas. Só com parcerias como a que firmamos com o prefeito, com a Polícia Militar e com a própria população é que teremos sucesso nas empreitadas”.

Na mesma linha, o prefeito realçou o trabalho conjunto entre a Administração, por meio dos seus vários setores, além de Polícia Militar e Polícia Civil em diversas ocasiões, garantindo a segurança da população. De acordo com o chefe do Executivo, a temporada de verão e o Monga Verão – festival de shows que aconteceu ao longo de janeiro -, que atraíram milhares de pessoas para a cidade, novamente foram períodos relativamente pacíficos, sem registros de episódios de violência ou ocorrências graves.

“Nossa população, em especial a comunidade do Flórida Mirim, foi fragilizada com o fechamento dos 1º e 2º distritos. Desde então, buscamos dialogar com o Governo do Estado para que revisse a medida. Por isso, assim que fomos acionados pelo comando da Polícia Civil não poupamos esforços para auxiliar na reativação da unidade, que corrobora com as nossas ações em prol da segurança das pessoas, como as câmeras de monitoramento e reforço da Guarda Municipal. As pessoas precisam e merecem se sentir protegidas”, ressaltou o prefeito.

Encerrando as falas, o delegado titular do 2º Distrito Policial, Francisco Antônio Wenceslau Pinas Wenceslau, reforçou que a população merece carinho e acolhimento adequado, pois se procura por apoio é porque está fragilizada, debilitada emocionalmente. “Todas as forças de segurança devem atuar juntas e estarem empenhadas em garantir a paz às pessoas de bem. Com a estrutura que está sendo disponibilizada a partir de hoje, as nossas ações serão agilizadas e em pouco tempo a sociedade observará os resultados.”

Antes do descerramento da placa de reabertura, contudo, o delegado titular entregou lembranças às demais autoridades, tendo o auxílio da servidora Ana Lúcia Camargo França, que 24 anos colabora com a Polícia Civil. Irreverente, ela fez questão de se utilizar do microfone para citar uma parte da Bíblia, enaltecendo que “todos nós representamos um pedacinho.”

O 2º Distrito Policial de Mongaguá fica na Avenida Monteiro Lobato, 11.032. O telefone da unidade é 3446-1196 e 3446-1500.