Mongaguá terá aplicativo de segurança inédito na região

Foto: Dyego Gonçalves

Em breve, a população de Mongaguá será a primeira da Baixada Santista a contar com um serviço de segurança pública gratuito, fácil, ágil e totalmente digital. Este será o ‘Mongaguá + Segura’, que a partir de poucos cliques pelo celular ou tablet com internet qualquer pessoa poderá acionar órgãos ligados às forças de segurança e assim comunicar ocorrências, atos de vandalismo, crimes contra pessoas ou patrimônio, maus tratos contra animais, criar grupos de vizinhança solidária, além de solicitar apoio em casos de violência contra a mulher (botão de pânico).

A plataforma permitirá ainda que os registros tenham geoposicionamento, ou seja, a localização do incidente, fazendo com que os episódios recebam a atenção devida o mais breve possível. A solução digital também será interligada ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Sistema de Monitoramento por Câmeras, de maneira que assim que a ocorrência for inserida no banco de dados, a GCM possa direcionar os equipamentos mais próximos para o local indicado e assim auxiliar no episódio.

O aplicativo comportará o envio de fotos, vídeos e áudios de forma segura, em que as informações transmitidas não serão armazenadas em nenhum servidor. Serão, sim, criptografas na origem e descriptografadas no destino.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira (12) durante reunião entre o prefeito Márcio Melo Gomes e representantes da Gesec, empresa responsável pela criação do software ‘ge-cloud’, cujas funções são muito semelhantes às do popular whatsapp, facilitando e estreitando a comunicação entre a população e órgãos como a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros, favorecendo a colaboração de todos para que a segurança se torne mais efetiva.

O Termo de Cooperação Técnica entre a municipalidade e a empresa deverá ser assinado em poucos dias e a nova tecnologia, utilizada em municípios do Interior do Estado e também em várias cidades dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estará disponível aos cidadãos de Mongaguá em algumas semanas e poderá ser adquirida gratuitamente nas lojas de aplicativos dos aparelhos eletrônicos.