Nova Data: Mutirão de exame papanicolau no dia 15

Como no próximo sábado, dia 8, os profissinais da saúde estarão envolvidos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, a Diretoria Municipal de Saúde transferiu a realização da campanha de prevenção ao câncer de colo de utero (exame Papanicolau) para o dia 15 de junho.
Nesta data, mulheres poderão fazer exame preventivo, o papanicolau. O atendimento ocorrerá na unidade de Saúde da Mulher (Avenida São Paulo, 1.510, Centro), das 9 às 15 horas. Informações: 3448-3319. O resultado do exame deverá ficar pronto em 30 dias e poderá ser retirado na unidade de saúde próxima à residência da paciente.
O papanicolaou é um exame ginecológico que deve ser feito uma vez por ano em situações normais, e que serve para identificar o câncer do colo do útero e a presença de infecções na região genital feminina. De janeiro a abril deste ano, segundo levantamento da Diretoria de Saúde, foram realizados 1.004 exames preventivos.
De acordo com o resultado do exame, o ginecologista dirá quais serão as abordagens necessárias para o tratamento. Se o resultado for a classificação 4 ou 5 poderá indicar uma consulta com um oncologista e uma colposcopia complementar. É recomendável que o papanicolau seja realizado anualmente, a partir do primeiro contato íntimo ou após os 18 anos. Se, após 3 anos consecutivos, os resultados dos exames forem normais, a mulher pode realizar o exame a cada 3 anos.
O exame de Papanicolau é um procedimento que não causa dor, dura poucos minutos e é seguro. Ele deve ser realizado numa consulta de rotina, preferencialmente uma semana antes da menstruação. O preparo para o papanicolau inclui não usar duchas vaginais, nem colocar nenhum creme na região. Além de não ter relações, nem mesmo com preservativo, nos três dias que antecedem o exame.

Fonte: tuasaude.com

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo