Dia dos Namorados: Confira as recomendações do Procon

Planejamento e pesquisa de preços são na hora de comprar um presente para o Dia dos Namorados.

O consumidor não deve sair às compras sem noção do que deseja adquirir. Confira as dicas do Procon.

Flores ou cestas de café da manhã são opções muito procuradas pelos namorados e é preciso atenção na hora de adquiri-los, uma vez que os preços costumam aumentar nessa época. Além disso, é preciso perguntar sobre as taxas e horários de entrega. Exija sempre a nota fiscal, para fins de conferência e garantia.
Perfumes e kits de beleza são muito procurados para presentear. Então, fique atento à composição do produto, que deve constar sempre no rótulo. Vale saber se o presenteado não tem alergia a algum componente da fórmula e não se esqueça de verificar o prazo de validade. Trocas só serão obrigatoriamente realizadas se o produto estiver estragado ou vencido.
Há também opções de roupas, calçados e acessórios. Preste atenção em relação ao modelo, cor e tamanho, pois, nestes casos, a troca é facultativa. A loja só é obrigada a trocar se o produto tiver algum defeito de fabricação. Alguns estabelecimentos, porém, já anexam uma etiqueta específica de troca, verifique com o lojista a possibilidade de troca.
Exija sempre a nota fiscal e se informe sobre os juros que serão cobrados, caso a forma de pagamento seja parcelada. Faça pesquisas de preço, que variam entre as lojas.
Não pode haver diferença entre pagamento no cartão de crédito sem parcelar e no débito, que também são considerados a vista, bem como não pode haver imposição de limite mínimo para pagamento com cartão.
No caso de compra de produtos eletroeletrônicos, o consumidor deve testá-lo na própria loja, verificar se o produto adquirido está sendo acompanhado do termo de garantia, do manual do usuário, e se as instruções estão em língua portuguesa e de forma clara.
Se a compra for pela internet, pesquise a idoneidade da empresa vendedora, tenha atenção à segurança e cuidado com ofertas de sites que apresentam preços muito abaixo do mercado. Tudo que for ofertado deverá ser cumprido. É fundamental alguns cuidados ao contratar pela internet, não compre por impulso, identifique o fornecedor (CNPJ, endereço físico, telefone), busque referências através do Procon e redes sociais, compare preços, fique atento as condições de entrega, guarde comprovantes e exija nota fiscal.
O consumidor que compra um produto ou contrata um serviço fora de estabelecimentos comerciais (internet, telefone, venda a domicílio) tem o direito de se arrepender da compra ou da contratação no prazo de sete dias, contado a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato.
O PROCON Mongaguá fica na Praça Jacoub Koukdjian, 155 – 3º Andar – Sala 50. Telefone: (13) 3507-4634.

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo