Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participam de oficina culinária no CRAS

Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participam de oficina culinária no CRAS

Promover o envelhecimento saudável, provocar reflexões inerentes ao período de vida, seus desafios e oportunidades. Pensando nisso, a Diretoria de Assistência Social (DAS), por meio dos técnicos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), realizou uma oficina de produção de geleia. A capacitação, que aconteceu no Cras Agenor de Campos, nesta terça-feira (03), foi direcionada aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), visando o auxílio na construção de uma rede de apoio e a prevenção ao isolamento. A aula foi ministrada pela professora Eliane Vieira, do Programa Criança Feliz, que auxiliou de forma voluntária. 

 

A iniciativa é pautada em legislações de direito e proteção, Estatuto do Idoso e outras. “O SCFV atua de forma complementar ao acompanhamento familiar, nos CRAS Agenor de Campos e Vila Atlântica, com intenção de prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, destaca Monica Melo Gomes Costa, diretora da DAS.

 

De acordo com Monica, o serviço organiza-se em grupos a partir de faixas etárias (crianças/adolescentes entre 6 e 18 anos, e idosos a partir dos 60 anos de idade), considerando as especificidades dos ciclos de vidas, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu empoderamento, sentimento de identidade e pertencimento, bem como a autonomia. Ela reforça ainda que o trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa das técnicas de referência, das orientadoras sociais e dos usuários.

 

Fotos: Divulgação/DAS

 

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo