Mais de 100 mulheres atendidas no mutirão de exame Papanicolau

Diretoria Municipal de SaudeA Prefeitura de Mongaguá, através da Diretoria de Saúde, atendeu 108 mulheres durante o mutirão de exame Papanicolau, realizado no sábado, dia 15 de junho. Os exames foram realizados na Unidade de Saúde da Mulher. O resultado do exame ficará pronto em 30 a 40 dias e poderá ser retirado na unidade de saúde próxima da residência da paciente.
O papanicolau é um exame ginecológico que deve ser feito uma vez por ano em situações normais, e que serve para identificar o câncer do colo do útero e a presença de infecções na região genital feminina. De janeiro a abril deste ano, segundo levantamento da Diretoria de Saúde, foram realizados 1.004 exames preventivos.
De acordo com o resultado do exame, o ginecologista dirá quais serão as abordagens necessárias para o tratamento. Se o resultado for a classificação 4 ou 5 poderá indicar uma consulta com um oncologista e uma colposcopia complementar. É recomendável que o papanicolau seja realizado anualmente, a partir do primeiro contato íntimo ou após os 18 anos. Se, após 3 anos consecutivos, os resultados dos exames forem normais, a mulher pode realizar o exame a cada 3 anos.