Mais de 100 mulheres atendidas no mutirão de exame Papanicolau

Mais de 100 mulheres atendidas no mutirão de exame Papanicolau

Diretoria Municipal de SaudeA Prefeitura de Mongaguá, através da Diretoria de Saúde, atendeu 108 mulheres durante o mutirão de exame Papanicolau, realizado no sábado, dia 15 de junho. Os exames foram realizados na Unidade de Saúde da Mulher. O resultado do exame ficará pronto em 30 a 40 dias e poderá ser retirado na unidade de saúde próxima da residência da paciente.
O papanicolau é um exame ginecológico que deve ser feito uma vez por ano em situações normais, e que serve para identificar o câncer do colo do útero e a presença de infecções na região genital feminina. De janeiro a abril deste ano, segundo levantamento da Diretoria de Saúde, foram realizados 1.004 exames preventivos.
De acordo com o resultado do exame, o ginecologista dirá quais serão as abordagens necessárias para o tratamento. Se o resultado for a classificação 4 ou 5 poderá indicar uma consulta com um oncologista e uma colposcopia complementar. É recomendável que o papanicolau seja realizado anualmente, a partir do primeiro contato íntimo ou após os 18 anos. Se, após 3 anos consecutivos, os resultados dos exames forem normais, a mulher pode realizar o exame a cada 3 anos.

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo