Hospital de Mongaguá divulga calendário para doadores de sangue

doacao de sangue1O Hospital Municipal de Mongaguá abriu agendamento para doação de sangue.  Os doadores são transportados, pela Prefeitura, até o Hemonúcleo de Santos. As próximas saídas ocorrerão nos dias  29/11 e 13/12, às 7h30. A doação pode ser agendada através do 3505-6060.

De acordo com a biomédica Taciana Perin dos Santos, o Município deveria realizar, no mínimo, 30 doações ao mês. No entanto, a média mensal é de 15, ou seja, 50% abaixo da necessidade. “É importante que as pessoas se informem mais sobre a doação de sangue e contribuam, sempre que possível. As pessoas que necessitam de uma transfusão só podem contar com a solidariedade de doadores”, disse.

A retirada do sangue demora, em média, 10 minutos. O material utilizado é descartável e os procedimentos são feitos por profissionais técnicos e experientes. As informações do doador são sigilosas. Vale lembrar que uma única doação pode beneficiar de três a quatro pessoas.

Requisitos para doar sangue: ter entre 18 e 65 anos de idade; pesar 50 kg ou mais; estar em boas condições de saúde; ter se alimentado duas horas antes da doação; não ter fumado duas horas antes da doação nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Homens podem doar sangue a cada 60 dias. O intervalo para mulheres é de 90 dias.

Não podem doar sangue: mulher grávida ou no período da amamentação; pessoa com febre, gripe, resfriado; quem recebeu transfusão de sangue há menos de um ano; quem tem histórico de HIV, doença de Chagas, hepatite, malária, sífilis, diabetes ou outras moléstias.  Quem usa droga injetável ou não usa preservativo nas relações sexuais não pode doar sangue.