Samu Mongaguá: Diagnóstico e orientações são iniciados quando o médico recebe a ligação

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU, atende, em média, 500 pacientes de Mongaguá. Como a Central de Regulação do SAMU Mongaguá fica na cidade de Itanhaém, ao ligar para o número 192, a pessoa é atendida por um técnico que, ao identificar a emergência, transfere o telefone para o médico regulador.
O médico regulador, por telefone, faz um diagnóstico da situação, orientando a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações que deverão ser feitas. O médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.
Estes procedimentos são necessários para que o serviço realizado pelo SAMU tenha mais eficiência. Portanto, a pessoa, ao fazer a chamada, mesmo em caso de urgência, deve manter-se calma e passar todas as informações possíveis para auxiliar o atendimento.
Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
O SAMU funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia, obstetrícia e de saúde mental da população.
SAMU Mongaguá – Avenida Monteiro Lobato, 6092, Jardim Praia Grande. Telefone: 192.

© 2013 Produzido por Trilogic

Voltar para o topo