III Encontro de Violões acontece nos dias 27 e 28 de setembro

III Encontro de Violoes vitor

A Prefeitura de Mongaguá, através da Diretoria Municipal de Cultura programou para os dias 27 e 28, no Centro Cultural Raul Cortez, às 19h30, o III Encontro de Violões. Entrada franca. Informações: 3507-5477.

No dia 27, apresentação dos alunodas da Oficina Cultural de Violões de Mongaguá; Camerata do PDA e Orquestra de Violões de Mongaguá.

No dia 28, Camerata de Violões Brasilis e Duo Violeta. Marcelo Brasil, a Orquestra de Violões de Mongaguá e a Camerata de Violões Brasilis apresentarão uma peça inédita de Marcelo Brasil, composta exclusivamente para este evento. Vale a pena conferir.

Homenageado – Marcelo Brazil – Natural de Salvador, Bahia, iniciou seus estudos musicais em Campina Grande, Paraíba, aos quinze anos. Depois, morando em Pernambuco, estudou violão no Centro de Educação Musical de Olinda e cursou Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco (UFPe), graduando-se em 1994. Em 1999 iniciou o Bacharelado em Composição e Regência na Unesp e o curso de violão popular na Universidade Livre de Música com a professora Paola Picherzky. Fez cursos com os músicos Ulisses Rocha, Paulo Bellinati, Rui Saleme, Rui Weber, entre outros. Concluiu, em 2004, o Mestrado em Música na Unesp onde desenvolveu trabalho de pesquisa sobre a obra do violonista Baden Powell, sob a orientação do Prof. Dr. Giácomo Bartoloni. Atuou durante 13 anos como professor em projetos socioculturais onde desenvolveu um vasto repertório de composições e arranjos para grupo de cordas dedilhadas. Lecionou na Faculdade Paulista de Artes, Universidade Metropolitana de Santos e atua no curso de Música da Universidade Federal de São Carlos. No início de 2012 lançou um livro de partituras destinado a grupos de cordas dedilhadas. Integra o Duo Violeta ao lado da clarinetista Rosa Barros e desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Federal da Bahia sob orientação da Profa. Dra. Cristina Tourinho.