Outubro Rosa: Mongaguá realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

A Prefeitura de Mongaguá realizará, no dia 31 de outubro, algumas atividades para alertar a população feminina sobre a prevenção ao câncer de mama. A organização é da Diretoria Municipal de Saúde. A programação será aberta com uma caminhada, a partir das 8h30, com saída do Clube da Melhor Idade (Avenida Marina, 65, Centro) até o Centro Cultural Raul Cortez (Avenida São Paulo, 3.465, Vera Cruz). Das 9 às 14 horas, outras atividades serão realizadas no Rotary Mongaguá e no Centro Cultural Raul Cortez.

No Rotary, das 9 às 14h, o público feminino receberá orientações sobre o autoexame da mama e poderá se cadastrar para o mutirão de mamografia. A equipe de saúde também realizará a medição da pressão arterial e teste de glicemia. Serão disponibilizados pelos apoiadores da campanha, teste oftalmológico e massagem.A programação artística inclui apresentações de dança cigana, dança do ventre, capoeira e a participação do grupo Cangaceiros do Conviver.

No Centro Cultural Raul Cortez, haverá apresentação de balé, dança do ventre e dança contemporânea; mostra e artesanato e palestras sobre câncer de mama, prevenção ao HPV e direitos da mulher. A programação será realizada das 9 às 14 horas.

A diretora de Saúde, Rivanilce de Souza Oliveira, informa que não é necessário ter encaminhamento médico para se cadastrar ao mutirão de mamografia. “É necessário apresentar o Cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência em Mongaguá. Depois, a equipe de saúde realizará a triagem e entrará em contato para agendar a mamografia”.