Campanha Fique Sabendo disponibiliza teste rápido de AIDS

A Prefeitura de Mongaguá realizará de 25 a 30 de novembro a Campanha Fique Sabendo. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção à AIDS e a importância da realização do teste rápido de HIV. O resultado do exame sai em 15 minutos. Atualmente, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) atende 130 portadores de HIV, entre os quais três gestantes. Informações: O SAE fica na Rua Embaixador Pedro de Toledo, 61, Vera Cruz. Telefone: 3507-1148.

A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Viviane Lopes Ferreira, informou que nos dias 25, 26 e 27 de novembro, a equipe atenderá no Pronto Socorro Agenor de Campos, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. Nos dias 28 e 29 de novembro, mesmos horários, o atendimento ocorrerá no Hospital Municipal de Mongaguá.

No dia 30, quando a Diretoria Municipal de Saúde também realizará a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, será disponibilizado o teste rápido de HIV, no Ambulatório de Saúde da Mulher, das 9 às 14h.  Durante a Campanha Fique Sabendo, haverá distribuição de folhetos informativos e preservativos (80 mil masculinos e quatro mil para o público feminino).

Testes rápidos – Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação.

Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. E se der positivo? Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.

O teste de AIDS não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

O HIV pode ser transmitido:

•  Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo
  • Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
  • De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
  • Por transfusão de sangue.