Prefeito vai ampliar Rede de Atenção Básica à Saúde

Atendimento Rede Saude

O prefeito de Mongaguá, Artur Parada Prócida, planeja ampliar a rede de atenção básica à saúde, aumentando, com isso, o número de equipes do programa Saúde da Família, composto atualmente por seis grupos. Para alcançar a meta, a Prefeitura vai construir duas unidades de Saúde da Família, uma em Agenor de Campos (Rua Santa Terezinha) e outra no Balneário Itaguaí (Rua José Munhoz Bonilha) e ampliar as USF Vila Atlântica (que já está em construção), Primavera e Jussara.

A Prefeitura de Mongaguá já está licitando a construção da USF Agenor de Campos. O custo da obra é de R$ 764 mil. A Administração Municipal estuda, ainda, obras de ampliação nas unidades Jardim Praia Grande e Vila Operária. “A estrutura atual não comporta a demanda. Queremos atender 100% da população com o programa Saúde da Família”, disse o prefeito.

Na segunda-feira (16), o prefeito apresentou as propostas a Paula Covas, articuladora da rede de atenção básica da Secretaria Estadual de Saúde.  O investimento estimado é de R$ 2 milhões. Ela explicou que as solicitações do Município serão avaliadas pela equipe técnica e depois encaminhadas ao secretário estadual de Saúde, David Uip. “Reforçarei as necessidades do Município”, disse Paula Covas.

O prefeito também busca verba estadual para concluir a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no valor de R$ 1, 7 milhão; e ampliação do Centro Municipal de Fisioterapia. O governo municipal iniciou as tratativas com o governo federal para implantar o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).