Salve uma vida, doe sangue.

A Agência Transfusacional de Mongaguá abriu agendamento para doação de sangue. Os doadores são transportados, pela Prefeitura, até o Hemonúcleo de Santos. As próximas saídas ocorrerão nos dias 31/01; 21/02; 28/3; 25/4; 30/5 e 27/6. A doação pode ser agendada através do 3505-6060 (Hospital Municipal Dra. Adoniran Correa Campos).
A retirada do sangue demora, em média, 10 minutos. O material utilizado é descartável e os procedimentos são feitos por profissionais técnicos e experientes. As informações do doador são sigilosas. Vale lembrar que uma única doação pode beneficiar de três a quatro pessoas.
Requisitos para doar sangue: ter entre 18 e 65 anos de idade; pesar 50 kg ou mais; estar em boas condições de saúde; ter se alimentado duas horas antes da doação; não ter fumado duas horas antes da doação nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Homens podem doar sangue a cada 60 dias. O intervalo para mulheres é de 90 dias.
Não podem doar sangue: mulher grávida ou no período da amamentação; pessoa com febre, gripe, resfriado; quem recebeu transfusão de sangue há menos de um ano; quem tem histórico de HIV, doença de Chagas, hepatite, malária, sífilis, diabetes ou outras moléstias. Quem usa droga injetável ou não usa preservativo nas relações sexuais não pode doar sangue.