Prefeitura leva doadores de sangue ao Hemonúcleo de Santos

A Prefeitura de Mongaguá leva, todo mês, um grupo de doadores de sangue ao Hemonúcleo de Santos. Os interessados devem efetuar o cadastro junto à Agência Transfusacional, no Hospital Municipal. A próxima saída será no dia 21 de fevereiro, às 7 horas. Quem não puder ir nesta data, poderá agendar para os dias 28 de março, 25 de abril, 30 de maio ou 27 de junho. Informações: 3505-6060.

A retirada do sangue demora, em média, 10 minutos. O material utilizado é descartável e os procedimentos são feitos por profissionais técnicos e experientes. As informações do doador são sigilosas. Vale lembrar que uma única doação pode beneficiar de três a quatro pessoas.

Requisitos para doar sangue: ter entre 18 e 65 anos de idade; pesar 50 kg ou mais; estar em boas condições de saúde; ter se alimentado duas horas antes da doação; não ter fumado duas horas antes da doação nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Homens podem doar sangue a cada 60 dias. O intervalo para mulheres é de 90 dias.

Não podem doar sangue: mulher grávida ou no período da amamentação; pessoa com febre, gripe, resfriado; quem recebeu transfusão de sangue há menos de um ano; quem tem histórico de HIV, doença de Chagas, hepatite, malária, sífilis, diabetes ou outras moléstias. Quem usa droga injetável ou não usa preservativo nas relações sexuais não pode doar sangue.