Prefeitura de Mongaguá cria serviço de inspeção sanitária

O prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes, sancionou, nesta quinta-feira (04), a lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Diretoria de Agricultura e Abastecimento, que tem por finalidade a prévia inspeção e fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal comercializados no Município.

O SIM é responsável por garantir a segurança alimentar e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos no município e que chegam até a mesa do consumidor, por meio do controle de qualidade dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite e mel, inclusive seus derivados, bem como produtos processados, com atuação na agroindústria rural de pequeno porte.

A inspeção higiênico-sanitária é de extrema importância e fundamental à preservação do meio ambiente e da saúde pública, proporcionando à população o acesso a alimentos seguros, reduzindo os riscos de transmissão de zoonoses e de infecções alimentares.

Outra importante atribuição do SIM consiste no incentivo à regularização de produtores informais que trabalham com esse tipo de produto.

“Com a concessão dos selos e registros, os empreendedores passam a ter um produto com mais valor agregado, o que contribuirá com o aumento das oportunidades e dos negócios.”, explicou o Diretor de Agricultura e Abastecimento, Eduardo Mennucci.