Mongaguá destaca importância do respeito e inclusão no Dia do Orgulho Autista (18/06)

No Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Mongaguá destaca a importância da garantia de direitos e respeito às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista, com a conscientização de toda a população.
Em 2025, o município tem promovido ações desde abril, como a 1ª Caminhada de Conscientização TEA, reunindo mais de mil pessoas na Praça de Eventos Dudu Samba, entre alunos da rede municipal de ensino, professores, autoridades e a população.
Também foi realizada a Roda de Conversa com mães atípicas, numa Escuta Ativa, com troca de experiências e acolhimento envolvendo profissionais especializados. Além disso, o tema tem sido trabalhado em todas as unidades de ensino.
“Atualmente, nossa rede conta com 437 alunos como diagnóstico TEA e com a inovação de ter AEE (Atendimento Educacional Especializado) para as crianças das unidades de creches”, destaca a secretária Wânia Augusto.
Ela também ressalta que entender o autismo é essencial para construir uma sociedade mais justa. “A informação é o primeiro passo para o respeito. Cada indivíduo é único e todos devem ser tratados com empatia, respeito e sensibilidade. Ouvir, orientar e acolher fazem toda a diferença”, completa.
Orgulho Autista - Celebrada pela primeira vez em 2005, por iniciativa do grupo Aspies for Freedom, dos Estados Unidos, a data tem o objetivo de mostrar a essencialidade do respeito à neurodiversidade, ou seja, as variações naturais no cérebro humano em relação a sociabilidade, aprendizagem, atenção, humor e outras funções cognitivas, como é o caso do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
(Foto: Júlio Koema)