Jovens que perderam o prazo para alistamento militar devem se regularizar

O prazo para o alistamento militar obrigatório se encerrou no dia 30 de junho. Os jovens que perderam esse prazo precisam comparecer à Junta de Serviço Militar, que fica no Espaço Cidadão (Avenida São Paulo, 1.580, Centro, 3º andar), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h, munidos de RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade e certidão de nascimento. O alistamento fora do período regulamentar gera uma multa, que poderá ser paga no ato da regularização. Além da multa, quem não se alista no prazo está sujeito a sanções administrativas.

Já para os jovens que foram dispensados, mas têm interesse em seguir carreira militar, as Forças Armadas disponibilizam outra forma de acesso, o concurso público. As vagas são destinadas a diversas áreas de atuação e os aprovados ingressam nos cursos de formação e graduação de Oficiais para os postos iniciais das carreiras militares.

Outra forma de entrar para as Forças Armadas é através do Serviço Militar Temporário. Essa modalidade não se destina à fomação de militares de carreira, pois possui caráter transitório, com duração de 12 meses, sendo prorrogáveis por períodos iguais até o tempo máximo de 96 meses.

Para mais informações sobre como ingressar nas Forças Armadas, clique nos links abaixo:

Exército Brasileiro

Marinha do Brasil

Força Aérea Brasileira