Escolas em Mongaguá incentivam atividades socioambientais de descarte de óleo usado

Em uma parceria das Diretorias de Meio Ambiente e Educação, as Unidades Escolares de Mongaguá estão participando de atividades socioambientais sobre o descarte correto de óleo usado. A iniciativa conta com a participação do Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), que tem como objetivo a conscientização, promovendo a formação aos educadores e estimulando a logística reversa nas instituições.

O PMANE é uma iniciativa de educação ambiental que integra organizações civis, setor público e privado para um novo modelo de gestão de resíduos. Em Mongaguá, o programa iniciou este ano, com 14 escolas municipais inscritas, e possibilidade de ampliação ao longo do ano. A lista de escolas está disponível no hotsite https://meioambientenasescolas.org.br/municipios_atendidos/mongagua/.

E ao fim do ciclo de 2022, as instituições serão avaliadas e as que tiverem destaque receberão reconhecimento dos organizadores do programa.

CONHEÇA A CAMPANHA  

Com o intuito de promover a educação ambiental a partir do incentivo à reciclagem do óleo, a Campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola” do Programa Meio Ambiente nas Escolas têm realizado dentro das salas de aula ações de conscientização sobre preservação ambiental. Na iniciativa, as escolas atuam como pontos de coleta de óleo de cozinha, que é transformado em biodiesel.

Os recursos obtidos da venda do óleo são revertidos para as Associações de Pais e Mestres (APM) das escolas e investidos em projetos de educação ambiental. Já todo o óleo coletado é tratado e transformado em produtos sustentáveis.

 

Foto: Dyego Gonçalves