Mongaguá busca desassoreamento dos Rios Aguapeú e Bichoró, após limpeza de vegetação

A Prefeitura de Mongaguá busca a viabilização de desassoreamento nos cursos d’água dos rios Aguapeú e Bichoró. Para isso, o Município faz a interlocução para aderir ao Programa Rios Vivos, que permitiria ações de combate a inundações e alagamentos. Nesta segunda-feira (27), o prefeito Luiz Berbiz de Oliveira realizou uma vistoria no local, com técnicos da Administração Municipal e representantes da SP Águas, como o diretor da Bacia Alto Tietê e Baixada Santista, Ruy Sellmer, e os diretores técnicos Angelita Monteiro e Hélio de Ponte.“
A adesão ao programa é um passo importante para que o desassoreamento seja viabilizado após a limpeza da vegetação superficial do leito dos rios, que será realizada pela máquina anfíbia por intermédio da Defesa Civil Municipal e Estadual. É uma ação fundamental para o combate a alagamentos em nossa cidade,” destaca o prefeito.
O Rios Vivos é um programa do Governo do Estado de São Paulo, implementado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (SP Águas), no âmbito dos Municípios Paulistas, que visa manter condições adequadas de disponibilidade e qualidade das águas superficiais para múltiplos usos e atenuação dos eventos críticos climáticos extremos.
(Fotos: Júlio Koema)