Centro Cultural Tupi é inaugurado com muita interação

Foto: Jonas de Morais

Quem participou da inauguração do Centro Cultural Tupi, na Aldeia Itaóca, sábado (10), pôde conferir um pouco mais sobre a tradição indígena com uma roda de conversa, apresentação de grupos de canto e dança, exposição de artesanato, visita à Casa de Reza, e comidas típicas, como mandioca, batata doce e bolo de milho.

De acordo com o diretor de Agricultura e Abastecimento de Mongaguá, Ubiraci Loureiro Sarzedas, “o objetivo da implantação do espaço é contribuir para o fortalecimento do turismo étnico de base comunitária na aldeia. Esta forma de turismo propicia ao visitante entender o modo de vida, os costumes e lutas enfrentadas pelos povos tradicionais, a partir de atividades protagonizadas pela comunidade local. Com isso, possibilitamos fortalecimento da aldeia e ampliamos a geração de emprego e renda, alavancando o desenvolvimento dessas comunidades”.

Fotos: Ronie Melo

O Projeto Comunitário do Centro de Recepção de Turistas foi elaborado pelos integrantes da Associação Indígena Tupi Tapé Porã, com o apoio do Escritório de Desenvolvimento Rural de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Mongaguá, da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, através do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Banco Mundial, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI.

A aldeia fica na Avenida Marrocos s/nº, no Jardim Praia Grande.