Mongaguá marca presença no Seminário de Agroecologia e Economia Solidária da Baixada Santista

Mongaguá marcou presença no Seminário de Agroecologia e Economia Solidária da Baixada Santista, que aconteceu no último dia 08, no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, campus do Litoral Paulista, em São Vicente. A cidade foi representada pelo diretor municipal de Agricultura e Abastecimento, Ubiraci Loureiro Sarzedas, pelo cacique da Aldeia Aguapeú, Sergio Martins da Silva, de etnia Guarani, e por Ana Lúcia Marques da Silva, da Aldeia Itaóca, cuja etnia é Tupi. Os três palestraram no evento.

“O objetivo do evento era possibilitar uma troca de experiências entre produtores e técnicos da Região, além de apontar demandas em pesquisa e extensão para o fortalecimento da agroecologia e economia solidária”, destacou Sarzedas, que apresentou o trabalho ‘Gestão Compartilhada nas Associações Indígenas de Mongaguá’, apresentado em 2017, no 5° Seminário Paulista de Extensão Rural em Campinas.

Ana Lúcia explanou as ações de Turismo de Base Comunitária que a comunidade realiza ao receber a visitação de grupos de escolas do município e Região, além de grupos da terceira idade, para conhecerem a cultura indígena desde o momento do acolhimento até as atividades de canto, dança, alimentação tradicional e venda do artesanato indígena.

Já o cacique Sergio dissertou sobre as vendas dos alimentos produzidos na aldeia para os programas institucionais de compras públicas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Outro assunto abordado por ele foi a necessidade de maior divulgação dos passeios de barco desenvolvidos pela comunidade, já que eles adquiriram quatro barcos e quatro motores por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, ação do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Mongaguá.