Frente ao frio intensificado, ações de acolhimento social atendem 23 pessoas em Mongaguá
Com a chegada do frio mais intenso na região, a Prefeitura de Mongaguá intensificou as ações de abordagem social noturna para proteger a população em situação de vulnerabilidade. Na noite de ontem, terça-feira (23), marcada por chuva constante e forte queda na sensação térmica, uma atuação integrada entre o Fundo Social de Solidariedade, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social assegurou o atendimento a 23 pessoas em diversos pontos da cidade.
Durante as visitas, as equipes distribuíram mantas térmicas, café com leite e bolachas, além de promoverem um diálogo humanizado com o convite para o Centro de Acolhida de Inverno. Mais do que a entrega de insumos, o foco do trabalho é o olho no olho. A construção de vínculos de confiança busca oferecer amparo pronto e acolhimento digno neste período.
Como resultado da atividade, três pessoas foram recebidas no abrigo municipal. Demonstrando a sensibilidade e a flexibilidade do atendimento humanizado, o Centro manteve suas portas abertas para receber inclusive quem buscou ajuda por conta própria após o horário regular de triagem, garantindo de imediato alimentação, cobertores e um leito seguro.
Estrutura e funcionamento
Instituído pelo Decreto Municipal nº 8.039, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas de 2026 promove uma atuação intersetorial entre a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), Defesa Civil, Saúde, Fundo Social, Serviços Urbanos e Segurança (GCM).
O Centro de Acolhida de Inverno funciona diariamente, das 19h às 07h, na Avenida Jussara nº 62 (Balneário Jussara). O espaço, que passou por reformas recentes para oferecer mais dignidade aos usuários, disponibiliza jantar, café da manhã e acompanhamento técnico. As ações integradas seguem em regime de plantão regular até o dia 31 de agosto.
(Fotos: Júlio Koema)