Mutirão remove mais de 250 kg de resíduos na região da Plataforma de Pesca
No último sábado (20), a faixa de areia nos lados esquerdo e direito da Plataforma de Pesca passou por uma mobilização ambiental que resultou na retirada de mais de 250 quilos de resíduos. A ação reuniu cerca de 50 voluntários, unindo as equipes do Movimento Voluntário Ambiental (Mova), da Escolinha Municipal de Surfe (Projeto Primeira Onda) e da Escola de Bodyboard.
O volume recolhido impressiona e revela a variedade do lixo que chega à costa. Além de uma quantidade massiva de plástico e microlixo, os voluntários encontraram itens inusitados, como um sapato. Para se ter uma ideia do impacto, o peso total extraído equivale a 1 milhão de bitucas de cigarro espalhadas pela areia — quantidade suficiente para poluir até 500 milhões de litros de água —, ou ainda a cerca de 5 mil garrafas PET. Todo esse material foi encontrado em apenas um trecho da orla, que agora se traduz em uma praia mais limpa, agradável para o lazer e segura para a fauna marinha.
Apesar do sucesso da mobilização, o destino final dos materiais trouxe um alerta: os resíduos não puderam ser encaminhados para a cooperativa de reciclagem devido ao alto estado de contaminação em que foram encontrados. Por conta disso, todo o descarte precisou ser destinado à coleta regular.
Cenários assim justificam por que atividades semelhantes ocorrem periodicamente em Mongaguá, pelo menos uma vez por mês, por meio do Mova e da ONG Formiguinhas da Praia. Essa constância expõe um desafio que vai além da faixa de areia: grande parte dos resíduos encontrados no litoral tem origem no descarte inadequado realizado em áreas urbanas, sendo carregados até o mar por galerias de drenagem, canais e cursos d’água.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril, acompanhou os trabalhos e destacou que a preservação contínua da orla exige responsabilidade compartilhada entre o poder público, a comunidade e os visitantes:
"Foi uma ação excelente, que mostra como o esporte e a preservação caminham juntos. A união das equipes mostra que a conscientização está avançando, mas esse cuidado precisa se refletir no dia a dia. Quando o lixo é descartado de forma incorreta, ele pode permanecer por anos no ambiente e acabar chegando ao mar, afetando a vida marinha e a qualidade da nossa orla. Gestos simples em casa, nas ruas ou na praia contribuem diretamente para manter o nosso litoral limpo o ano todo”, concluiu o secretário.
(Fotos: Anny Melatte)